• MATERNUTRI

85% do Prato Deve Ser de Vegetais

Esse modelo de prato está no último guia da Sociedade Brasileira de Pediatria (2018) e foi inspirado pelo My Plate dos EUA 🇺🇸 que colocou as orientações da pirâmide alimentar mais simples, lúdica e prática para o entendimento de todos.


Independentemente da abordagem que você vai realizar a Introdução Alimentar do seu bebê 👶🏻 ou se seu filho já cresceu, Observem que o prato deve ser composto de:

🌀50% do grupo dos reguladores (legumes e verduras 🥬 );

🌀25% do grupo dos energéticos (carboidratos)

🌀25% do grupo dos construtores (subdivido entre proteína animal e vegetal).


Então quando for montar o prato, lembre-se que quase 90% dele deve ser composto de VEGETAIS (LEGUMES, VERDURAS, CEREAIS / TUBÉRCULOS E LEGUMINOSAS).






























O que seriam esses grupos❓


✅ grupo das proteínas (carne bovina, frango, peixe, frutos do mar, cogumelos, tofu, carne suína, ovo ou vísceras como fígado, preferencialmente orgânico)


✅grupo de verduras: espinafre, couve, almeirão, bertalha, couve-flor, brócolis, agrião, berinjela, tomate, cebola, abobrinha, jiló, alface, etc.


✅ grupo de legumes: abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, quiabo e vagem


✅ grupo de cereais/ tubérculos : arroz, batatas, inhame, aipim, milho em espiga, cará, angu, macarrão etc.


✅ grupo das leguminosas: feijões, ervilha em fava, lentilha, grão de bico e soja.


Lembre-se também que é de responsabilidade dos adultos fornecer alimentação saudável e variada. Você pode montar o prato do seu filho, mas ele quem determina o que irá comer (dentre as opções que você ofereceu) e quanto ele irá comer ou até mesmo se irá comer ou não.


Os bebês 👶🏻 e crianças pequenas, desde que respeitadas dos seus sinais de fome e saciedade, tem o poder de autorregulação❗️Você pode confiar no seu bebê 👶🏻❗️E Até 2 anos de idade, os bebês, geralmente, comem porque tem fome 😉.


Espero ter ajudado 😘


#beabadaintroducaodaalimentacao#maternutri#abcintroducaoalimentar#iaparticipativa#blw#blwbrasil#blwbymaternutri#iaparticipativabymaternutri#introduçãoalimentar#introducaoalimentar#introducaoalimentarsaudavel#introducaoalimentarparticipativa

0 visualização0 comentário