• MATERNUTRI

A Introdução de Leites e Derivados Pode Ser a Partir de 1 Ano

As perguntas campeãs na caixinha de perguntas no Instagram são:

🌀quando posso introduzir leite 🥛 de vaca e seus derivados ❓

🌀e com quais alimentos a base de leite começar essa introdução ❓


O leite 🥛 e derivados pode ser oferecido A PARTIR DOS 12 MESES de idade COM MAIS FREQUÊNCIA, preferencialmente, porque o leite de vaca 🐮 pode interferir negativamente na absorção do ferro, levando a anemia ferropriva, dependendo da exposição a esses alimentos.





























Além disso, a necessidade de cálcio aumenta quando bebê começa a andar e assim faz sentido incorporarmos o hábito de derivados do leite (não precisa ser o leite, ok⁉️) na rotina da criança a partir dessa idade. Antes disso, o leite materno supre a necessidade.


A anemia é mais comum acometer crianças de 0 a 5 anos de idade acarretando prejuízos no seu desenvolvimento. Por isso da importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade do bebê 👶🏻 e contínuo até 2 anos ou mais , conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde.


Na foto coloquei os melhores alimentos para introduzir nos pequenos. São produtos processados OU pouco processados e deve ter o cuidado com a quantidade de sal 🧂 para não abusar.


Inicialmente, não indico o oferecimento de queijos 🧀 amarelos e nem curados porque costumam ter uma grande quantidade de sódio. Mas com passar do tempo pode ir variando os tipos de queijos, sempre preferindo as marcas com menores teores desse mineral.


E observem que os tipos queijos que indico são:

⚠️ Queijo cottage E não creme de cottage (é produto ultraprocessado)

⚠️ricota fresca E não creme de ricota (é produto ultraprocessado)


Espero que tenha ajudado☺️


Referências:

Yamagishi et al. Anemia ferropriva: diagnóstico e tratamento. Revista ciência da saúde, 2017.

Lemos et al. biodisponibilidade de ferro e anemia ferropriva na infância. Rev. Ensaio e ciências biológicas, 2012.


Ótima semana para todos 💋


#sobreleitesbymaternutri#anemia#anemiaferropriva#alimentosultraprocessados#introducaoalimentar#maternutri#introduçãoalimentar#blwbrasil#introducaoalimentarsaudavel#introducaoalimentarparticipativa#iaparticipativa

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo