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Como montar um cardápio equilibrado?

Ainda conversando sobre equilibro e bom senso na montagem das refeições... a Ciência da Nutrição diz que para o prato ser de qualidade é recomendável que tenha os 5 grupos no almoço e/ou jantar 😬.


Basta 1 alimento de cada grupo 👍.































É desejável levar em consideração também:

⚠️ Cores no prato e não ser monocromático;

⚠️Texturas variadas (seco/ crocante, mole/pastoso/cremoso/com caldo, macios, e fibrosos ou duros).


Mas como nutricionista há quase 20 anos, eu questiono a necessidade de leguminosas diariamente e proteínas animais 😅. Nutricionalmente, eles se equivalem em termos de proteínas. Quem nunca ouviu que a combinação clássica do arroz com feijão do brasileiro é perfeita❓. Pois é... porque é mesmo, eles se complementam e fornecem os aminoácidos necessários para o organismo humano dispensando a proteína animal e vice-versa.


Me perguntaram na caixinha se estava tudo bem não comer "carne" eventualmente, se tiver arroz e feijão❓ Tudo ótimo❗️ O meio ambiente agradece 😁 e o organismo também. Até porque nós, brasileiros, temos o hábito de consumir muita quantidade de proteínas animais e segundo a monografia publicada pela IARC/OMS (2015) o consumo superior de 50 g por dia de carne vermelha 🥩, aumenta em quase 20% as chances de aparecer o câncer de colorretal 😱🥺.


E ai na sua casa 🏠 você consome carne vermelha 🥩 quantas vezes por semana❓ 👇


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