Não, não pode. Não deveria❗️
Fico pensando para que oferecer doces, guloseimas e açúcares para um bebê 👶 que de doce só conhece o leite 🥛🤱 e as frutas🍓🍎🥝?????
⛔️Não consumir nada de açúcar e seus similares até 2 anos de vida do bebê 👶🏻 é unânime por todos os órgãos competentes (OMS, ESPGHAN, MS e SBP). Inclusive tem uma passagem no Manual de Alimentação da SBP (2018) que diz assim: ⚠️”Alimentos ultraprocessados ou com adição de sal, AÇÚCAR e baixa qualidade nutricional não devem ser oferecidos aos lactentes (0 a 2 anos), além de 👎🏼reduzir o apetite da criança e competir com os alimentos nutritivos estão associados à anemia, ao excesso de peso e às alergias alimentares🤕”.
.
De acordo com a OMS, AHA, AAP, dentre outras consequências da apresentação precoce do açúcar para o bebê são:
1️⃣ doenças cardiovasculares em crianças;
2️⃣aumento da adiposidade;
3️⃣aumento da dislipidemia (colesterol e triglicerídeos altos);
4️⃣preferência pelo sabor mais doce em detrimento dos sabores naturais dos alimentos.
"Nossa! Mas que exagero, é só um docinho em uma festinha de aniversário... "
É um docinho hoje, outro docinho depois, um suco que está azedo e coloca só um pouquinho de açúcar e assim por diante...
Um dia recusou uma refeição 🥘 ou acha que tá magrinho e entra com sustagem, nutren, sustain, mucilon ou os similares e quando você perceber seu bebê já estará recusando frutas (e comida de verdade), estará trocando comida por mamadeira 🍼 e você não entenderá o porquê.
Agora me diz você conhece todos os tipos de açúcares e termos encontrados nos alimentos industrializados❓
Deixe aqui nos comentários... vamos ver quem está mais bem informado 😁.
Referência:
▪️ Beal, J. A. (2020). World Health Organization Alert on High Level of Sugar in Baby Food. MCN, The American Journal of Maternal/Child Nursing, 45(1), 60.
Comments