top of page
  • Foto do escritorMATERNUTRI

Recomendações Desatualizadas!

Geleia de mocotó era um clássico no início da introdução Alimentar, assim como leite condensado na mamadeira 🍼, sabiam❓


Pois é, mas a geleia de mocotó, além do açúcar que não deve ser oferecido até 2 anos, ainda tem um aditivo - Caramelo IV ⁉


Ele é classificado no Grupo 2B o significa que possivelmente é cancerígeno, segundo a publicação da monografia 101 da IARC/OMS.


Isso se dá porque em animais já está comprovado, inclusive o mecanismo de ação da substância oriunda do caramelo IV, que causa câncer.


Então sugiro ficarem vigilantes à prescrições inadequadas, no que é oferecido nas escolas ou o que vocês compram. Existem vários produtos com esse aditivo.


😳😳😳

Sempre bom lembrar Que a Alimentação Complementar, a partir dos 6 meses e estendendo isso até 2 anos ou mais, o bebê 👶🏻 precisa de:


👍🏼 frutas

👍🏼legumes

👍🏼verduras

👍🏼cereais

👍🏼leguminosas

👍🏼carnes / ovos

👍🏼gorduras

👍🏼leite materno ou fórmula infantil (até 1 ano e depois pode ser substituído por leite de vaca). E ponto‼️


A Sociedade Brasileira de Pediatria (2018) e o Ministério da Saúde (2019) reconhecem que esses alimentos não trazem nada nutricional relevante para crianças, muito pelo contrário, esses alimentos contribuem para:


⛔️O aumento de peso de forma inadequada com base em açúcares , carboidratos simples e com baixo valor nutricional agregado😤

⛔️Aparecimento de cáries 😬

⛔️Má formação de um hábito alimentar, e isso pode gerar ou piorar a fase de seletividade, como por exemplo elas se negarem a experimentar alimentos novos, principalmente, os saudáveis ou até mesmo passar a rejeitar as frutas que tem o sabor doce bem menor😰.


www.maternutri.com.br


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page