top of page
  • Foto do escritorMATERNUTRI

Texturas de Papinhas

Como vocês podem ver na figura (fonte: internet) na introdução da alimentação complementar deve, ao máximo, evitar de oferecer alimentos BATIDOS (no liquidificador ou mixer) e nem PENEIRADOS.

As vezes no desespero em fazer o bebê começar aceitar algum alimento, a mãe ou pai ou cuidador prepara a comida com a textura mais "lisa" (batido ou batido e peneirado). E isso muitas vezes funciona. Mas na verdade você estará apenas postergando um problema, a aceitação da comida com texturas mais granulosas.

Muitas crianças demoram um pouco mais tempo para aceitar a alimentação sólida, afinal é complicado mesmo, né⁉️ se coloca no bebê: durante 6 meses da vida dele, ele só conhecia 1 tipo de alimento - o leite - líquido com gosto ímpar, doce, e aí de um dia pro outro você quer que ele coma banana com outra textura, cor, odor e sabor.




Dicas para esse momento: 

1. não se desespere, mantenha a calma e vá com calma;

2. ofereça sistematicamente (todos os dias);

3. ofereça os alimentos bem amassados, mas só amassados com garfo! Se não funcionar, tente oferecer alimentos em pedaços grandes para que o bebê possa pegar e explorar, a maioria dos bebês gostam de se auto-alimentar;

4. criança começou a ficar irritada, não force, não insista, tire do cadeirão para que ela não crie uma relação ruim com a comida . Lembre-se o ato de se alimentar tem que ser um momento prazeroso.


Além disso, sabe-se que alimentos batidos e/ou peneirados tem baixa densidade energética e perda nutricional alta .


Tem crianças que irão começar a comer efetivamente lá pelos seus 8 ou 9 meses, enquanto isso dá-lhe leite materno. Leite materno e fórmula infantil é o alimento principal até 1 ano de idade, antes disso os alimentos são só experimentação.


Um estudo de 2010 feito por Caetano e colaboradores diz o seguinte: "A alimentação complementar saudável e diversificada representa uma oportunidade para que a criança seja exposta a ampla variedade de alimentos que irão formar as bases para hábitos alimentares saudáveis futuros. A modulação das preferências alimentares a partir de práticas nos primeiros anos de vida tem sido amplamente explorada na literatura".


Ou seja, fique forte e firme que em breve você colherá frutos️.

213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page